98,17%
De acordo com um estudo do Ministério da Inovação, Ciência e Educação, esta era a taxa de empregabilidade dos diplomados em Ciências Farmacêuticas em 2023. A Ordem dos Farmacêuticos acrescenta que os diplomados "conseguem um contrato estável ao fim de 3 meses". "[Isto] significa que quase todos os diplomados encontram rapidamente um emprego na área, aproveitando ao máximo as diversas oportunidades que o setor farmacêutico oferece", acrescentam.
26%
Este é o crescimento total do número de profisssionais da área de Ciências Farmacêuticas em Portugal, entre 2013 e 2023. Este aumento bastante significativo leva a Ordem dos Farmacêuticos a destacar como "a procura por farmacêuticos está em crescimento, oferecendo oportunidades de emprego estáveis e bem remuneradas".
62%
É este o número de profissionais farmacêuticos que trabalha na área profissional de Farmácia Comunitária, constituindo a maioria da comunidade, com mais de 11 mil profissionais em Portugal. As áreas de Farmácia Hospitalar, Indústria Farmacêutica e Análises Clínicas e de Saúde Púlica são as seguintes áreas mais representadas.
36%
Segundo a Ordem dos Farmacêuticos, esta é a percentagem de farmacêuticos que tèm menos de 35 anos, sendo a faixa etária com maior representatividade na profissão. Seguem-se a faixa etária dos 35 aos 44 anos (26%) e a dos 45 aos 54 anos (19%), dados que mostram como este é um sector composto maioritariamente por jovens profissionais. De igual forma, 4 em cada 5 profissionais desta área são mulheres.
940
É este o número de farmacèuticos especialistas em exercício na área de Farmácia Comunitária, sendo este o grupo de especialistas mais representativo desta comunidade de profissionais. Seguem-se as áreas de Farmácia Hospitalar (915), Análises Clínicas (685) e Indústria Farmacêutica (215), entre outros.